quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Avaliação Sócio-Interacionista Aplicada ao Contexto da EaD em Cursos de Graduação Semi-Presenciais Mediado por um Ambiente Virtual de Aprendizagem

A avaliação é necessária em todos os sistemas educacionais. Esta prática é muitas
vezes realizada através de atividades de caráter meramente verificacionista,
classificatório e tradicional, por meio de instrumentos que aferem o desempenho dos
alunos. Entretanto, não podemos apenas pensar neste sentido de avaliação, pois na
verdade o resultado de uma avaliação deve servir de orientação para que o professor
possa realizar os ajustes necessários em suas estratégias didáticas. Assim, o objetivo de
uma avaliação não deve somente constatar a quantidade de conhecimentos adquiridos
pelo aluno sobre determinado conteúdo, pois esta é uma medida difícil de ser
estabelecida, mas sim traçar estratégias para ajudá-lo a construir seus conhecimentos, a
partir dos dados obtidos em seu acompanhamento [Luckesi, 1998].


Nenhum comentário: